Buscar no site
Atendimento (31) 3071-3300 Segunda a Sexta: 8:30 às 17:30h

Palavra do presidente

Discurso no evento do Dia Pan-americano do Representante Comercial e Prestação de Contas (out. 2019)

Álvaro Alves Nunes Fernandes
(04/10/2019 – Sede do CORE-MG)


Meus Sinceros agradecimentos:

a) Ao Presidente do CONFERE, Dr. Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, pelo apoio que sempre dispensou a esta casa, assim como pelo seu dedicado e eficiente trabalho à frente do Sistema CONFERE-CORES. No ensejo, agradeço também a presença do Procurador Geral Adjunto do Conselho Federal, Dr. Izaac Pereira Inácio, profissional de singular capacidade que tanto colabora para a solução de questões de ordem jurídicas atinentes ao Sistema CONFERE-CORES.

b) Aos colegas e amigos de empreitada, Presidentes e Diretores de Conselhos e Sindicatos de Representantes Comerciais. No ensejo, destacamos e agradecemos as prestigiosas presenças do Presidente do CORE – São Paulo, Sr. Sidney Fernandes Gutierrez e do Diretor Tesoureiro da Entidade paulista, Sr. Dante Orefice Júnior.

c) Aos diretores: muito obrigado pela parceria e confiança (aqui faço questão de nominar os diretores). Do CORE-MG: Antônio José Maciel Ribeiro, Antônio Romeu Soares, Sidnei Isaias dos Santos, Paulo Torquato dos Santos, Khalil Nassib Hamzi, Maurício Afonso Araújo Ludgero Siqueira, Laudemiro Gomes de Sá e Mauro Nunes. Do SIRCOM: Telles Fantini, Maurício Rocha de Melo Moreira, Gilberto Rodrigues Campos, Carlos José Moreira Cotta e Lilian Neves Santos.
In memorian: nossa homenagem ao amigo e diretor, que este ano nos deixou, Sr. Walter Campolina.

d) Também pela parceria e colaboração direta nas realizações desta casa e do Sindicato, em prol da categoria, agradeço aos nossos colaboradores - servidores do CORE-MG e do SIRCOM. Muito obrigado pela dedicação e compreensão dos senhores e das senhoras que fazem das duas casas, cada dia mais, as ‘Casas dos Representantes Comerciais Mineiros’.
 
e) Temos aqui a presença de dois ex-presidentes do CORE-MG e do SIRCOM, que muito nos honra. Aos Senhores Wellington Pedrosa e Maurício Ludgero Siqueira, o nosso muito obrigado.

f) Por fim, O CORE e o Sindicato, representados pelos seus diretores e servidores, agradecem e saúdam os profissionais da representação comercial. Especialmente para registrar esta importante data que simboliza o Dia Panamericano do profissional de vendas, quero aqui pedir a todos uma salva de palmas para a nossa categoria.

 
˃ Bem, tem essa solenidade importância dupla. Estamos aqui para celebrar o Dia Pan-americano da categoria (cuja data simbólica foi na última terça-feira, 1º de outubro), bem como para prestarmos contas, ainda que de forma sintetizada, dos últimos 12 meses de gestão.

Como de costume, inicio destacando a importância da representação comercial e dos profissionais que labutam na mediação de negócios. Esse destaque já se tornou o meu mantra. É prazeroso enaltecer a nossa profissão. Saber que a maioria das empresas produtoras e distribuidoras Brasil afora só se constitui e cresce graças ao nosso trabalho, é deveras recompensador. Por isso devemos nos orgulhar!! Por isso temos que nos valorizar!!

Orgulho e valorização se fazem com União!! Representantes unidos significa profissão fortalecida!!! E nossas Entidades – CORE e SIRCOM – têm trabalhado desde que assumimos as duas casas, pela primeira vez, em outubro de 2015 (há quatro anos), diuturnamente para disponibilizar os melhores serviços e os melhores benefícios, bem como para defender os interesses e a valorização dos representantes comerciais mineiros.

Focando nos últimos 12 meses, temos a destacar, em síntese bastante apertada, o seguinte:

PRIMEIRO:

Nossos canais de comunicação estão mais abrangentes e eficientes, atingindo um número cada vez maior de representantes comerciais. Fazemos informação em tempo real através dos Sites, do Portal da Transparência, da Revista, do Canal no Youtube, e do Whatsapp. Mais precisamente o SIRCOM, agrega ainda aos seus canais de comunicação o Instagram, o Facebook e o Aplicativo. Essa amplitude de veiculação informativa é, sem dúvida, a maior da história das Entidades e motivo de orgulho para a nossa atual diretoria.

SEGUNDO:

Nosso SIRCOM, atualmente verdadeira associação privada que congrega a categoria em Minas Gerais. Com a reestruturação iniciada em outubro de 2015, e praticamente finalizada na nossa primeira gestão, o SIRCOM, hoje se destaca pela gama de benefícios oferecidos aos representantes mineiros. Não fosse a reestruturação, implantada com muito sacrifício, críticas e oposição, não estaríamos aqui falando da nossa entidade sindical, pois, assim como tantas, já estaria com suas atividades encerradas.

Aqui lanço um desafio e afirmo: Não há, entre os sindicatos da categoria, em todo o território brasileiro, nenhum que ofereça tantos benefícios quanto o SIRCOM oferece.

Não falaremos de todos, pois, são muitos (e aqui peço aos pares e aos colegas que consultem nosso site, ou entre em contato com os nossos colaboradores, a fim de certificarem o que estou afirmando). Em consonância com a ocasião, faremos o registro de alguns benefícios:

# Correspondente bancário do BDMG. O SIRCOM tornou-se, mais recentemente, um correspondente BDMG, oferecendo as melhores taxas e condições do mercado financeiro para os representantes comerciais e também para os seus clientes. São taxas, verdadeiramente diferenciadas, para capital de giro e sem garantia real, com prazo de até 50 meses para pagar. Entre em contato com o SIRCOM e saiba mais sobre esta oportunidade de investir no seu negócio, com os juros mais baixos do mercado.

# Plano de Saúde UNIMED. Para todo o Estado de Minas Gerais, com até 27% de desconto. O SIRCOM, através da Administradora Valem, cobre todos os municípios, com exceção de Uberlândia, ofertando Plano de saúde aos seus filiados colaboradores;

# Consultas Coparticipativas. Caso o representante prefira não aderir ao Pano de Saúde, há outra opção, das consultas coparticipativas. O SIRCOM arca com 60% do valor da consulta e o filiado com apenas 40%. A título de exemplo, isso representa, hoje, no Hospital PHD PACE, um custo de R$ 40,00 (quarenta reais) por uma consulta. Essa modalidade de coparticipação abrange outras clínicas, com várias especialidades médicas.

# Assessoria Jurídica Extrajudicial e Judicial. Abarca todo o Estado de Minas Gerais, através de relação contratual com o escritório Elias Neto Advogados Associados. Se o representante precisar ingressar em juízo para reclamar os seus diretos, agora ele tem o apoio do SIRCOM em todos os municípios do Estado.

# Cálculo Indenizatório. Em caso de rescisão contratual o filiado colaborador de todo o Estado de Minas Gerais tem a sua disposição o serviço de cálculo indenizatório, que fornece o valor devido a receber pela rescisão do contrato de representação comercial. O cálculo feito por profissional especialista, com anuência do SIRCOM, é garantia de segurança jurídica do montante devido.
 
# Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Outro benefício garantido aos filiados colaboradores. Sem qualquer custo adicional, o representante comercial tem à sua disposição um profissional contábil para realizar o Ajuste Anual da sua Renda e do seu Patrimônio, ou seja, disponibiliza o SIRCOM um contador para acertar as contas do representante com o fisco federal.

# Nesta seara de benefícios ainda temos a parceria General Motors, com descontos para aquisição de veículos variando de 10 a 25%; a parceria SICOOB Divicred, oferecendo taxas mais atrativas do que dos bancos comerciais, inclusive para aplicações e manutenção de conta corrente; o convênio com o SESC para lazer e atendimento médico, entre tantas outras parcerias.

Importante frisar, que todos os benefícios disponibilizados abarcam, como foi possível perceber, tanto a capital e região metropolitana quanto a integralidade dos municípios de Minas Gerais. Com orgulho, podemos dizer, sem medo, que o SIRCOM, hoje, alcança toda a categoria no interior do território mineiro. Nosso objetivo de primeira hora foi, insistentemente perseguido e, finalmente, atingido.

TERCEIRO:

Nossa Entidade maior em Minas Gerais, o CORE continuou, nos últimos 12 meses, a executar o seu programa gestor, com as inovações implementadas desde 2016 pela nossa gestão. Neste contexto, destacamos:

# O evento de entrega da identidade ao novo filiado, denominado ‘identidade em mãos’, teve prosseguimento normal. Mensalmente, reunimos com recém-registrados da capital e da região metropolitana para repassarmos informações importantes acerca do CORE e da profissão. Já os recém-registrados do interior recebem ligações personalizadas dos nossos colaboradores das Delegacias, com o mesmo objetivo de orientação profissional. No decorrer dos últimos 12 meses, reunimos e informamos, através do ‘Identidade em Mãos’, mais de 300 novos representantes comerciais.

# O ‘CORE Viajante’, em consonância com outros dois programas de trabalho, denominados ‘representação em debate’ e ‘capacitação técnica em representação comercial’ serviram, nos últimos doze meses, a todas as regiões do nosso Estado. Dialogamos e capacitamos centenas de profissionais da representação comercial em toda Minas Gerais. Este ano, para outubro e novembro, estaremos ainda capacitando filiados de Uberaba e Divinópolis. Ao encerrar o programa de 2019, mais de 200 (duzentos) representantes comerciais terão passado pela capacitação.  

Percebam senhores e senhoras, se somarmos os dois projetos criados e executados por essa gestão, nestes últimos 12 meses (Identidade em Mãos e Core Viajante), foram mais de 500 representantes comerciais capacitados e informados sobre os seus principais direitos e deveres, e sobre novas técnicas de vendas. É mais um marco de extrema importância para esta casa e para a categoria.

# O atendimento Jurídico, um serviço especializado, diferenciado e à disposição dos profissionais registrados no CORE. Foram realizados nestes 9 (nove) meses de 2019, aproximadamente, 600 (seiscentos) atendimentos, maioria rescisão de contrato, seguido por análise de novos contratos e alterações contratuais, além de cobranças extrajudiciais, para conciliação de acerto rescisório, que já somam quase 50 (cinquenta) nestes 9 meses.

# A fiscalização profissional, como objetivo legal e fundamental desta casa, realizou autuações e notificou centenas de empresas em exercício ilegal da atividade. De janeiro até setembro deste ano, vejam, foram mais de 1.100 (um mil e cem) empresas fiscalizadas, grande parte através da visita e orientação da nossa equipe de fiscalização, na capital, região metropolita e interior. E uma novidade, implantamos, a partir do último mês, a ‘Fiscalização Eficiente’, com a utilização de tecnologia, via plataforma de dados de empresas em atividade, o que facilitará a localização e agilizará a abordagem da nossa equipe, trazendo para o desempenho da fiscalização, sem dúvida, mais eficiência.

# O combate à inadimplência, também segue com a rigidez adotada por nossa gestão, especialmente a partir de 2016. Não é justo que apenas uma parcela contribua para toda a categoria. Por isso continuamos a priorizar os lançamentos em dívida ativa e, consequentemente, a intensificar as execuções fiscais. Só nos últimos 12 meses, milhares de autos de infração foram enviados, fazendo com que a dívida ativa administrativa chegasse a quase R$ 7.500.000,00 (sete milhões e meio de reais). Deste total, mais de R$ 4 milhões de reais já estão em procedimento de execução fiscal. É patrimônio do Conselho e da categoria que, legalmente, e de forma gradativa, estamos recuperando.

# E ainda no combate à inadimplência, estamos, desde o final de 2017, realizando o protesto da dívida ativa. É outra frente de recuperação de crédito. Através de convênio não oneroso com o Instituto de Protestos do Brasil, regional Minas Gerais, estamos levando a protesto inúmeros representantes comerciais lançados em dívida ativa. O representante inadimplente, de todos os municípios de Minas Gerais, já está recebendo em sua porta, um oficial do cartório de protesto com um comunicado em mãos, informando que o CORE protestou sua dívida. É o protesto da contribuição tributária devida ao CORE como mais uma forma de mostrar ao representante inadimplente sua obrigação para com a categoria. Até o final do mês de setembro deste ano, mais de 600 (seiscentos) representantes inadimplentes tinham sido protestados.

É, e continuará sendo, nosso primeiro objetivo, registrado desde o início da nossa gestão, e também nos últimos 12 meses, o compromisso com o trabalho em prol das Entidades e a busca da valorização da representação comercial. Somos representantes comerciais, incansáveis e vitoriosos. Estamos diretores, conscientes e persistentes na representação da categoria.

QUARTO e último ponto a ponderar:

Duas novidades de peso, uma em estágio de tratativas, a outra já concretizada. São elas:

A PRIMEIRA, já concretizada, denominamos de ‘contabilidade justa para todos’...

Através do SIRCOM o filiado colaborador terá à sua disposição, na sede da Entidade, valendo para capital e interior, um escritório de contabilidade a responder pela área fiscal e contábil da sua empresa de representação comercial. É o contador do representante comercial. E o melhor: ao optar pelo contador parceiro do SIRCOM, o representante se submeterá a um honorário mensal de apenas $ 170,00. E não para por aí: justamente a grande novidade, além dos honorários reduzidos, o representante já estará enquadrado como filiado colaborador e poderá, sem qualquer custo adicional, usufruir de todos os benefícios do SIRCOM, disse, todos os benefícios. Ora, nos honorários de R$ 170,00 estarão inclusos os serviços contábeis, mais a gama de benefícios associativos, cujos principais foram, no início de nossas considerações, aqui relatados. E ainda não acabou, o honorário de encerramento de exercício, conhecido como 13º honorário de contabilidade, será cobrado pela metade. Sei que parece inacreditável.... eu mesmo levei um tempo para acreditar... mas é real, é o SIRCOM abraçando o representante... e abraço não se deve recusar.  

A SEGUNDA, ainda em estágio de tratativas, estamos nominando de ‘educação ao alcance de todos’...

Trate-se de uma parceria que está sendo encaminhada, também via filiação ao SIRCOM, cujo objeto é a graduação tecnológica em Gestão Comercial, a distância, a fim de atender a todos os interessados em graduar-se na área comercial. Tal parceria está sendo negociada com o Centro Universitário Newton Paiva, que atualmente encontra-se com uma estrutura de Ensino a Distância das mais modernas do país, a fim de que a mensalidade seja a mais acessível possível para o representante comercial e seus familiares. Repiso, o curso é totalmente a distância e a diplomação é superior, em graduação, e na área de gestão comercial. Oportunidade ímpar para o profissional de vendas, sem tempo de frequentar de modo presencial uma universidade, agora com a possibilidade de fazer o seu próprio horário e, obter, ao final de 2 anos (isso mesmo, 2 anos), o diploma superior de um curso na área comercial, reconhecido pelo Ministério da Educação.  

Como puderam perceber, são duas novidades que valem muito a pena analisar e conferir. Tanto o Projeto ‘Contabilidade Justa Para Todos’ quanto o ‘Educação ao Alcance de Todos’ merece a atenção da categoria. Foram pensados e construídos nos moldes das necessidades dos representantes comerciais mineiros.

Já partindo para o encerramento das nossas considerações, espero que todos tenham apreciado nosso relato integrado, com foco, principalmente, no último ano da nossa gestão. Não é recomendável me alongar mais para que não se cansem. Temos ainda o destaque do evento, motivo maior da presença de todos aqui, que trará atualização e perspectivas de mercado para 2020, com conhecimento e a experiência de quem convive diariamente nos bastidores da notícia nacional, focado no jornalismo político e econômico, nosso conterrâneo, o mineiro João Borges.

Assim, como de praxe, e não abro mão dessas palavras, por acreditar na força que elas têm, encerro minhas considerações conclamando a todos para que continuemos unidos, focados em positivas intenções, somando forças em prol das Entidades CORE e SIRCOM e a favor da categoria dos representantes comerciais. E acrescento, o trabalho aqui relatado continuará no decorrer dos próximos 12 meses, a fim de que tenhamos uma representação comercial, cada vez mais e, merecidamente mais, valorizada!!! Viva a categoria mais laboriosa desse país!!!! Viva a representação comercial!!!!

Muito Obrigado.
Álvaro Fernandes (04.10.2019)

Parceiros
Redes sociais